top of page
  • Foto do escritorRogerio Catharino Fernandez

SISTEMA DE GESTÃO ISO E AS ORGANIZAÇÕES

É a Organização Internacional de Normalização, com sede em Genebra, na Suíça. Foi criada em 1946 e tem como associados organismos de normalização de cerca de 160 países.


A ISO tem como objetivo criar normas que facilitem o comércio e promovam boas práticas de gestão e o avanço tecnológico, além de disseminar conhecimentos.


Suas normas mais conhecidas são a ISO 9001, para gestão da qualidade, e a ISO 14001, para gestão do meio ambiente, mas não poderíamos deixar de fora a ISO 45001, que versa sobre gestão de saúde e segurança ocupacional, dentre inúmeras outras normas relevantes ao processo organizacional.


A certificação ISO, quando conquistada, dar-se-á por empresa ou CNPJ, logo é uma ação restrita a uma empresa, mas com efeitos práticos de sua implementação em toda a sua gestão ou cadeia de produção, tanto para públicos internos como os colaboradores, quanto para públicos externos para os clientes, fornecedores, para os produtos desta organização, até mesmo para outras partes interessadas.


Quando levamos em consideração as vantagens da implementação destas normas, ao nos referirmos a ISO 9001, os organizações que utilizam esta norma como padrão poderão ter uma melhora na sua credibilidade e imagem, melhorar também a satisfação de seus clientes, promoverá melhor integração entre seus processos, melhorará a tomada de decisões com observações nas evidências constatadas, criará uma cultura de melhoria continua, os colaboradores estarão envolvidas e motivados como parte integrantes destes processos e melhor conforto documental e processual / operacional contudo, se nos referir também as normas ISO 14001 e 45001, teremos também vantagens como o atendimento aos requisitos legais no que tange a gestão de meio ambiente e a segurança do trabalho, além de um pleno entendimento de todos os aspectos acerca destas gestões e o ambiente na qual sua organização esta instalada, buscando categorizar estes riscos ambientais e ocupacionais, oferecendo planos de medidas mitigadoras, ou mesmo planos de contenção destes riscos e tomada de ações emergenciais, se necessário.


Há um custo a ser utilizado para implementação destas normas, porém os benefícios são muito maiores em função da possibilidade de aumentar, e muito, a reputação de sua organização e, este valor, com certeza é muito superior ao custo de conquista deste selo ISO. Importante ressaltar que embora a certificação é desejável, diria que o fundamental se traduz no fato das organizações usarem efetivamente seus conceitos e seus benefícios.


O Instituto QSMS PROF. ANGELINA possui em seus quadros, profissionais que podem ajudar as organizações e entenderem o processo de certificação ISO, suas vantagens e consequências positivas.

3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page